segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Responsabilidade social não é marketing!



Responsabilidade social. Pré-requisito fundamental presente em toda empresa que se preza no mundo atual, globalizado, tecnológico, porém, cada vez mais competitivo e excludente.
Esse conceito que nos faz olhar apaixonadamente com outros olhos toda empresa que a adota, precisa ser olhado criticamente, pois nem sempre o que vemos pode ser o que parece. Responsabilidade social não pode ser confundida com marketing, apesar de ambos estarem interligados.
Há uma nova mentalidade em construção. Há uma nova ordem social. Há uma nova visão social e ética dos gestores. Pode-se imaginar que  apenas o setor privado careça desse novo olhar, no entanto, percebe-se ainda, um déficit histórico desse olhar na esfera pública.
A responsabilidade social é um conceito que objetiva, principalmente, transformar as atitudes do segundo setor em ações éticas e socialmente responsáveis. Sabe-se que muitas empresas degradam o meio-ambiente, utilizam estratégias animalescas para conseguir atrair o cliente. É a frieza e o pensamento individual que a responsabilidade social quer transformar. Não há futuro para a humanidade se os recursos financeiros adquiridos não forem utilizados para o próprio bem-estar social. No entanto, percebe-se, que muitas empresas do segundo setor adotam ações responsáveis que não adotam ainda as empresas públicas. Esse é o transformar atual necessário.
Empresas socialmente responsáveis preocupam-se não apenas com a qualidade de seus serviços, mas com a forma como o produto ou serviço é elaborado. A empresa socialmente responsável preocupa-se com o bem-estar de seus colaboradores, com o bem estar de seus clientes, com o bem-estar da sociedade, independente de ser seu consumidor-cliente-usuário ou não.
No entanto, uma preocupação também presente na sociedade atual é desde quando essas ações de responsabilidade social são maquiadas para atestar a imagem institucional ética e socialmente responsável. Não se pode confundir marketing com ação ética social. A primeira é uma ferramenta de gestão, a segunda é um princípio. Deve estar embasado em valores, não em teorias. As duas podem estar interligadas porque quem é ético e socialmente responsável faz seu próprio marketing.
Aproximar-se do cliente. Aproximar-se dos usuários de seus serviços, de seu público, interno ou externo. Isso é marketing. Aproximar-se da sociedade e de seus problemas. Sentir-se co-responsável pela diminuição das desigualdades sociais. Estar atento ao que é ético socialmente. Isso é responsabilidade social.
Há que nos questionarmos: o investimento em responsabilidade social pelas empresas tem sido uma atitude de responsabilidade ética ou de marketing?
O marketing de uma empresa é o que ela própria repercute através de suas ações e da qualidade de seus serviços. Quando ela usa ação social para fazer marketing, ela revela não apenas a incapacidade profissional, mas principalmente seus princípios éticos duvidosos. Ser socialmente ético e responsável é responsabilidade de toda empresa, de todo cidadão.
Investir nisso é preocupar-se com sua imagem, uma imagem real, não fictícia. Marketing é estratégia de gestão, não pode ser estratégia de enganação.

 Fonte:
Maria Audea de Lima e Sousa
Especialista em educação  e Coordenadora do Programa Ler é o Norte, do Jornal Meio Norte (PI)
Texto elaborado para a disciplina Marketing do curso de especialização em Gestão Pública -FGV ONLINE

Postado por Cindy Dias

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